Dia Internacional pelo Direito à Verdade

No dia 24 de março de 1980, foi brutalmente assassinado na cidade de San Salvador, capital de El Salvador, o Monsenhor Óscar Romero. O assassinato do arcebispo Romero por um atirador da elite do exército salvadorenho se deu nos momentos em  que ele estava celebrando uma missa. Sua morte causou uma comoção generalizada e protestos em todo o mundo.
A partir de 2010,
a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade sobre as Graves Violações dos Direitos Humanos e para a dignidade das vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos Direitos Humanos.
Este dia é também dedicado a homenagear a memória de todas as vítimas de violações de direitos humanos e para apoiar todos aqueles que promovem e protegem os direitos humanos.
Esta proclamação da Assembleia Geral da ONU reconhece que o  direito à verdade é individual e coletivo. Cada vítima tem o direito de saber a verdade sobre o que lhe aconteceu e sobre como as violações o/a afeta. Informar mais a sociedade sobre as liberdades fundamentais e como estas são violadas é uma salvaguarda vital contra os abusos recorrentes.
Isto é verdade tanto para os crimes cometidos no passado como para os que continuam a ocorrer em todo o território brasileiro.
 O Núcleo de Preservação da Memoria Politica vem a publico, neste dia, lembrar a toda a sociedade brasileira que o direito à verdade é indissociável do direito a justiça e garantias de não repetição. E apela a todas as instancias governamentais e as organizações que atuam em defesa dos Direitos Humanos da sociedade civil a prosseguir na luta sem tréguas pelo  direito à verdade, na busca dos  valores   de tolerância, respeito e dignidade humana
 
Maurice Politi
Nucleo de Preservação da Memória Política
Av. Brigadeiro Luis Antonio 2050 Bloco B conj. 141
CEP 01318-912  São Paulo
Telefone 11- 2306-4801/9 8229 9803
Anúncios
Esse post foi publicado em Memória. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s