Acervo da Ditadura em Santa Catarina

O Acervo da Ditadura em Santa Catarina foi apresentado no dia 27 de junho no IDCH – Instituto de Documentação de Ciências Humanas, vinculado ao Centro de Ciências Humanas e da Educação da Udesc.

O acervo é o resultado do trabalho do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça, que passou anos levantando informações acerca das prisões, perseguições, inquéritos, retaliações, torturas e mortes de opositores do regime militar após o golpe de 1964.

Uma vez apresentado de forma oficial, o acervo estará disponível para a consulta de pesquisadores, estudiosos e familiares das pessoas presas, torturadas ou mortas na ditadura. Embora o material esteja digitalizado e gravado em DVDs, as consultas podem ser feitas in loco, com exceção de documentos que envolvem questões de direito autoral ou de autorização das famílias.

Durante a solenidade, falaram a Coordenadora do IDCH, Fernanda de Sales, e pelo Coletivo Catarinense Memória, Verdade, Justiça, Marize Lippel.

O Coletivo prestou uma justa homenagem  a Derlei Catarina De Luca, a grande responsável por este acervo.

Fomos brindados ainda por Beatriz apresentando a poesia de Mario Benedetti  “Por que cantamos”.

Estiveram entre os presentes, familiares do ex-vereador Mimo, do Roberto Motta, da Alceri Gomes da Silva, além do ex-ministro do trabalho Manoel Dias, da Coordenadora do Instituto Paulo Stuart Wright Claudete Mittman e do Coordenador da Comissão Estadual da Verdade Anselmo Machado.

Nossa expectativa é de que a partir de agora estudantes, pesquisadores, familiares e militantes tenham um espaço de consulta para que esse período triste de nossa história seja conhecido para que não volte a acontecer.

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Memória. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s