Higino Joao Pio

Higino João Pio foi o primeiro prefeito de Balneário Camboriú, eleito pelo PSD em 1965

Em fevereiro de 1969 , na quarta-feira de cinzas, Higino João Pio e outros funcionários da Prefeitura foram presos por agentes da Polícia Federal e conduzidos para a Escola de Aprendizes de Marinheiros de Florianópolis. No dia 3 de março, a família foi notificada de sua morte, por suicídio.

A Comissão Especial de Mortos Desaparecidos Políticos localizou no Superior Tribunal Militar o IPM instaurado por ocasião de sua morte. Fica evidente, pelo exame das fotos ali contidas, que a cena de suicídio fora forjada, buscaram-se novas informações acerca da prisão.

A Comissão Nacional da Verdade nomeou três peritos para análise do laudo e a perícia confirmou o assassinato do Prefeito. Era um homem de grande porte e está com os pés completamente apoiados no chão, ficando clara a montagem da cena para sustentar a verão de suicídio,

Apesar do medo, o enterro do prefeito foi o mais concorrido do cemitério de Itajaí e seu nome, desde 1976, batizou uma importante praça daquele concorrido balneário catarinense.

Assassinado em março de 1969 na Escola de Marinheiros.

Deixe um comentário